Recentemente o google lançou uma otimização para dispositivos móveis como um critério importante para avaliar os sites em seu ranking. Essa alteração afeta tanto as buscas através de telefones móveis quanto as buscas em geral em todas as línguas do mundo. Como resultado, espera-se que os sites que estejam otimizados serão melhor ranqueados do que aqueles que não estiverem. Por isso, agora é o momento de fazer essa otimização e tornar seu site responsivo.
Hoje em dia, mais de 50% das buscas no Google são realizadas através de telefones celulares e o Google quer entregar um serviço melhor para essas pessoas (faz sentido, não é?). E vamos levar em consideração que já temos um numero consideravel de vendas sendo realizadas todos os dias pela internet!
Segundo a empresa de inteligência SEMrush, mais de 50% do tráfego do Brasil é realizado na internet através dos smartphones. No Brasil, mais de 55% das buscas realizadas no google são feitas através dos dispositivos móveis. Outros países como Itália, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Índia também não ficam muito para trás.
Ao analisarmos as estatisticas para o relatório mensal de um de nossos cases, um e-commerce de ingressos para shows musicais, ficamos realmente empolgados pois é impressionante quando os numeros do Google Analytics aumentam de 200% até 400% o trafego organico semanal e que cerca de 75% à 85% vem de dispositivos móveis, isso já é fato, então é obrigação em todos os projetos web.
As vantagens são:
- A importância de incluirmos o maior número de pessoas no acesso do seu site, pensando em todos os seus usuários. Isso é importante pois melhora a experiência do usuário, fortalecendo sua identidade visual.
- Sites responsivos aparecem em melhores colocações nas buscas do Google. Para melhorar as colocações, não apenas o site responsivo adianta, mas também pensar muito em técnicas de SEO.
- Sites responsivos carregam mais rápido.
- Melhor acessibilidade em todos os navegadores. Sabemos que, atualmente, o navegador mais utilizado do mundo é o Google Chrome. Porém, não é só ele que existe e muitas pessoas acessam diversos navegadores. É importante sempre ter um site que seja compatível com os principais navegadores: Firefox, Chrome, Opera, Safari, Internet Explorer e Edge. Nem sempre o site fica 100% em todos, mas quanto maior a facilidade de visualização, mais visitantes você terá na sua página.
- Diminuição da taxa de rejeição. Por que? Porque se o site é bonito e legal de olhar, a pessoa não vai sair dele se lá tiver a informação que ela precise. Sites que dificultam a legibilidade, que o usuário precise dar zoom para ler, ou que tenha formulários impossíveis de preencher e informações confusas, são facilmente rejeitados pelos usuários.
- Gerenciamento fácil, pois agora eu não preciso de um app mobile e de um site. Muitas vezes a pessoa não consegue baixar, porque tem pouco espaço no telefone ou nem sabe que aquele site tem uma versão mobile para instalar, etc. Por isso a facilidade do site responsivo. :)
Bacana, né? O pior é que por mais recorrente que seja o assunto, até hoje entramos em vários sites sem responsividade. Inclusive, sites importantes, como bancos, governos, serviços, etc. E sabemos você entende o real valor disso quando entende que um simples acesso, pode ser uma venda certa, basta o cliente se conectar a sua empresa!
Bom, esse é um artigo adaptado e a versão original é de autoria da Umbler hospedagens, achei de muita relevância trazer aqui no blog, pra você como cliente entender os pontos corretos do projeto e começar do jeito certo!
Link original: https://blog.umbler.com/br/van...